Pós-graduação em Psiquiatria e os desafios da Saúde Mental

Você sabia que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de habitantes com transtorno de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão? Segundo a mesma entidade, estima-se que cerca de 23 milhões de brasileiros sofram de algum tipo de transtorno mental, dos quais 5 milhões em nível moderado a grave. Diante desse cenário tão alarmante, profissionais que desejam se aprofundar no tema, cursando uma Pós-Graduação em Psiquiatria, encontram excelentes oportunidades de trabalho e podem contribuir decisivamente na prevenção e/ou diminuição destes sintomas e na assistência do paciente.

Assim, pensando em ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre os objetivos e oportunidades de uma Pós-Graduação em Psiquiatria, criamos este artigo. Nele, você vai entender melhor como o curso pode ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho e torná-lo um especialista em Saúde Mental.

Quais são os objetivos de uma Pós-Graduação em Psiquiatria?

A Pós-Graduação lato sensu em Psiquiatria oferecida pelo IBCMED tem como objetivo principal formar médicos especialistas em Saúde Mental com foco no comportamento humano e em mecanismos de prevenção, assistência e intervenção em transtornos mentais.

Ao final do curso, que é certificado pelo MEC e oferece diploma válido em todo o território nacional, o pós-graduado estará plenamente apto a prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar pacientes com as mais diversas disfunções mentais.

O que eu vou aprender durante a Pós-Graduação em Psiquiatria?

A Pós-Graduação em Psiquiatria do IBCMED conta com um corpo docente altamente especializado e o curso tem duração de 18 meses. Sua grade curricular está dividida em 10 encontros bimestrais, durante os quais você terá a oportunidade de se aprofundar nos seguintes temas:

  • Transtornos Mentais I;
  • Neurologia Aplicada à Psiquiatria;
  • Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: aspectos gerais e aplicados aos transtornos de hábitos e impulsos – aspectos neuropsiquiátricos da infecção por HIV na SIDA;
  • Transtornos Mentais II;
  • Psicopatologia, Transtornos Mentais III;
  • Psicoterapia de Orientação Analítica, Transtornos Mentais IV;
  • Psicofármacos e Outras Terapias Biológicas;
  • Psicogeriatria e Transtornos Mentais V;
  • Transtornos Mentais VI;
  • Psiquiatria Forense, Deontologia Médica, Ética e Bioética.

Uma vez formado, quais são as possibilidades de atuação?

A Pós-Graduação em Psiquiatria amplia os horizontes de carreira dos médicos em busca de boas oportunidades profissionais. Ao final do curso, é possível atender pacientes em uma clínica ou consultório próprio ou buscar colocação em ambulatórios, emergências, hospitais e centros de reabilitação e atenção psicossocial.

Outra possibilidade de atuação com ótimas chances de crescimento reside na área pericial. Os especialistas que desejarem também poderão buscar oportunidades na área acadêmica, ministrando aulas em universidades ou contribuindo para as pesquisas sobre o tema.

Como você pode ver, cursar uma Pós-Graduação em Psiquiatria é uma excelente alternativa para médicos que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e desejam atingir um novo patamar profissional, ao mesmo tempo em que deixam a sua contribuição em um setor da Saúde repleto de desafios.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Pós-Graduação em Psiquiatria oferecida pelo IBCMED? Então, não perca mais tempo! Faça agora mesmo a sua inscrição online e invista no seu futuro profissional!