Especialização médica lato sensu: o que você precisa saber

Entenda melhor de que maneira uma especialização médica lato sensu pode contribuir para o seu reconhecimento profissional

 

Na hora de atualizar seus conhecimentos e obter novas qualificações, mesmo profissionais experientes da área médica podem sentir-se inseguros sobre qual caminho seguir. Não é incomum que a ideia de iniciar uma especialização médica lato sensu provoque uma série de dúvidas. Afinal, quais as vantagens de optar por esse tipo de pós-graduação? Como escolher a instituição ideal para realizar o curso? Para responder essas e outras questões sobre a especialização médica lato sensu, criamos o post de hoje.

Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens de cursar uma especialização médica lato sensu?

Cursar uma especialização médica lato sensu vai muito além de complementar sua formação inicial e atualizar seus conhecimentos, o que é essencial para qualquer profissional que busque se destacar.

Investir em programa de educação continuada abre também novas oportunidades de carreira, já que o profissional estará habilitado a atuar de maneira plena como pós-graduado na área, aumentando o seu reconhecimento e valorização no mercado.

Complementarmente, a especialização médica lato sensu ainda prepara o profissional que deseja submeter-se às provas de título realizadas pelas sociedades ligadas à Associação Médica Brasileira (AMB) para obter o título de especialista.

Como escolher a especialização médica lato sensu ideal?

Na hora de escolher a especialização médica lato sensu para complementar sua formação, é importante levar em consideração alguns aspectos. Saiba o que é importante considerar antes de decidir-se por uma instituição.

Cheque se o curso é reconhecido pelo MEC

Para que o diploma obtido seja válido em todo o território nacional, é essencial que a instituição em que você está pensando em cursar sua especialização médica lato sensu seja reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A chancela do órgão garante que o curso cumpre diretrizes e requisitos mínimos estabelecidos para a formação de profissionais na área e é obrigatória.

Conheça a grade curricular

Feito isso, é importante fazer uma avaliação cuidadosa da grade curricular e dos objetivos do curso. Opte por aqueles que ajudem a aprimorar seus conhecimentos por meio de fundamentos teóricos e treinamento multidisciplinar.

Avalie o corpo docente

Como o objetivo da especialização médica lato sensu é aprofundar conhecimentos e possibilitar que o profissional torne-se uma referência em seu campo de atuação, é fundamental checar se a instituição em que você está pensando em estudar possui um corpo docente altamente qualificado.

O ideal é optar por aquelas cujos profissionais tenham uma trajetória de excelência, com formação nas mais importantes universidades do país, titulação mínima de mestrado e que sejam atuantes em suas sociedades médicas.

Verifique a credibilidade da instituição no mercado

Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de checar a credibilidade da instituição escolhida no mercado. Se possível, converse com ex-alunos sobre suas impressões sobre o curso e cheque se, de maneira geral, a experiência de cursar a pós-graduação naquele local foi satisfatória.

Afinal, a metodologia de ensino era adequada? Os professores tinham didática na transmissão do conhecimento? O conteúdo é atualizado? Todas essas informações são importantes para que, mais do que um título, a especialização lato sensu realmente agregue conhecimentos para sua prática médica diária.

Gostou de saber mais sobre especialização médica lato sensu? Se você quiser conhecer melhor nossas pós-graduações, entre no site da IBCMED agora mesmo!