A importância de fazer o planejamento da carreira médica

Entenda porque o planejamento da carreira médica é essencial para quem deseja desenvolver habilidades que auxiliem na construção de uma carreira de sucesso

Desde o momento em que ingressam na faculdade, profissionais da área de saúde passam por longos anos de aprimoramento de suas capacidades técnico-científicas. No entanto, durante esse período, aprendem muito pouco ou nada sobre o planejamento da carreira médica.

Como resultado, é bastante comum encontrar médicos com excelente formação, mas que não conseguem transformar todo o capital adquirido em uma carreira de sucesso. Mas afinal, porque é tão importante pensar além das portas do consultório e fazer um planejamento da carreira médica consistente? É o que você vai descobrir agora. Boa leitura!

3 vantagens de fazer o planejamento da carreira médica

1. Melhora sua capacidade de organização financeira

É bastante comum que, ao deixar a faculdade, profissionais da área de saúde simplesmente abram um consultório e comecem a atender os pacientes que os procuram, sem qualquer conhecimento sobre custos, lucros ou fluxo de caixa.

Voltar suas atenções para esse assunto e desenvolver habilidades ligadas às questões financeiras possibilita que você saiba quanto, afinal, gasta mensalmente para manter seu consultório funcionando e quanto ganha com os atendimentos que faz.

A partir daí, fica mais fácil identificar o que precisa ser modificado para aumentar sua lucratividade e quanto precisa poupar para realizar projetos que há tempos estão engavetados, como ampliar o espaço ou contratar funcionários, por exemplo.

2. Ajuda você a criar valor

Você já se perguntou por que médicos com competências e habilidades bem parecidas cobram preços tão diferentes por suas consultas? A resposta para essa pergunta passa por uma série de fatores, mas o principal deles é o valor gerado pelo profissional.

Fazendo um planejamento da carreira médica, você começa a entender melhor a diferença entre preço, que é aquilo que o seu paciente paga pela consulta, e valor, que é o benefício que ele percebe obter.

Em outras palavras, quem planeja sua carreira sabe o quanto investiu nela — e o quanto ainda pretende investir, por meio de qualificações e especializações — e valoriza esse investimento.

Por isso, em vez de simplesmente atender em hospitais ou consultórios, sem nenhum plano específico, explora todo esse potencial, o que se reflete na atração e fidelização de pacientes.

3. Possibilita que você se posicione melhor no mercado

Entre muitos profissionais da área médica, existe ainda um certo constrangimento quando o assunto é marketing pessoal. No entanto, com a evolução da tecnologia, é cada vez mais comum que o paciente busque informações sobre um médico na internet sempre que precise cuidar da sua saúde.

Por isso, realizar o planejamento da carreira médica e estar informado sobre as novidades do marketing médico é fundamental para que você se posicione adequadamente no ambiente digital e, dessa maneira, seja encontrado e reconhecido por pacientes e potenciais pacientes, colegas de profissão e parceiros de negócios.

Como você pode ver, realizar o planejamento da carreira médica é fundamental para os profissionais que buscam desenvolver habilidades que vão muito além daquelas adquiridas durante os anos de faculdade e que os ajudem a gerenciar sua própria jornada e a construir carreiras vitoriosas.

Se você quiser saber mais sobre e esse e outros temas ligados ao dia a dia dos profissionais da área médica, acesse agora mesmo o blog do IBCMED!