4 diferenciais de um médico: como você pode se destacar

Construir uma carreira vitoriosa é o desejo de qualquer profissional de saúde recém-formado. Mas afinal, quais são os diferenciais de um médico de sucesso, que se destaca dos seus colegas de profissão?

É o que você vai descobrir no artigo de hoje. Acompanhe a leitura e saiba mais!

4 diferenciais de um médico de sucesso

1. Invista em capacitação constante

Um dos mais importantes diferenciais de um médico é apostar em capacitação constante. Profissionais que limitam-se à graduação rapidamente tornam-se desatualizados e são superados pelos colegas que aprofundam seus conhecimentos em cursos de pós-graduação.

A especialização, aliás, é uma excelente alternativa para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos práticos e teóricos ao mesmo tempo em que se preparam para a prova de títulos das sociedades de especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Além disso, o curso também abre uma nova possibilidade profissional, uma vez que permite que o médico realize atividades de pesquisa ou na área acadêmica.

2. Aprimore sua comunicação

Ter excelentes conhecimentos técnicos é fundamental na formação de um bom médico, mas eles serão consideravelmente melhores utilizados se você aprimorar sua comunicação com os pacientes.

É importante ter em mente que na maior parte do tempo você estará em contato com pessoas que pouco ou nada sabem sobre a área médica. Portanto, é essencial desenvolver sua capacidade de explicar termos médicos em palavras simples.

Além disso, um médico que busca a excelência deve priorizar o desenvolvimento da habilidade de criar conexões que lhe permitam fazer uma abordagem com foco no paciente. Essa escuta empática ajuda a entender o que realmente está por trás de um sintoma e pode ser fundamental para o correto diagnóstico de um problema de saúde.

3. Pense a carreira em longo prazo

Um dos grandes diferenciais de um médico de sucesso é pensar a carreira em longo prazo e não ter pressa em ver o seu esforço traduzido em ganhos financeiros.

Médicos conceituados afirmam que levaram em média 15 anos após a formatura para receberem altos salários.

Durante esse período, relatam ter feito mais investimentos que colhido lucros: cursos de especialização, capacitação e atualização, congressos e conferências estiveram entre suas prioridades.

A percepção desses profissionais é respaldada por estudos. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Catho, um médico com pós-graduação ou especialização ganha quase o dobro do que aquele que possui só graduação. Já aquele que é fluente em uma segunda língua pode ganhar até 28% mais do que aquele que sabe apenas uma.

4. Obtenha experiência internacional

Se possível, um dos diferenciais importantes de um médico é a experiência internacional.

Estágios fora do país permitem o aprendizado de novas técnicas, possibilitam o aprimoramento de uma segunda língua e expandem horizontes ao garantir o convívio com outras culturas, o que amadurece o profissional.

Procure informar-se sobre programas oferecidos por universidades no exterior para receber estudantes latino-americanos por períodos curtos para intercâmbios com bolsas de estudo.

E então, gostou de conhecer alguns diferenciais de um médico que deseja se destacar e construir uma carreira de sucesso? Se você quer investir na sua capacitação, entenda mais sobre a pós-graduação médica lato sensu.

Related Posts